Já se imaginou morando em um refúgio em meio à natureza? Na Reserva Portal Japy é possível. O condomínio fechado oferece mais de 400 mil m² de área verde, com terrenos planos de mil m², com segurança, conforto e ao lado da Serra do Japi.
A Serra do Japi é uma das grandes áreas de Mata Atlântica nativa contínua no estado de São Paulo, denominada como “Castelo de Águas” por muitos naturalistas devido a sua riqueza hídrica.
Conheça agora alguns fatos importantes sobre o seu mais novo vizinho: a Serra do Japi!
1: Mais que uma área verde, um Patrimônio Histórico
Essa é uma garantia de que ela sempre estará ali para oferecer mais beleza ao seu imóvel. A Serra do Japi foi tombada em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e, posteriormente, regulamentada como reserva biológica. Além disso, em 1992 ela foi declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como reserva da biosfera da Mata Atlântica.
2: Origem do nome
São diversas justificativas para o seu nome. Uma delas é a semelhança com o canto de um pássaro (iapi, iapi) – essa palavra em tupi-guarani quer dizer nascente dos rios. E por conta da sua riqueza hídrica, ganhou o nome.
3: Autorregulador da biodiversidade
A Serra do Japi se tornou um local muito estudado por conta de suas peculiaridades. Pesquisadores perceberam a existência de um mosaico de ecossistemas representativos em termos de flora e fauna, capaz de funcionar como espaço serrano regulador para a manutenção da qualidade de vida.
4: Você pode conhecer a Serra do Japi pelas trilhas
São diversas trilhas para ver de perto toda essa biodiversidade da Serra do Japi. São 6 trilhas para visitação – mas para aproveitar a natureza do local é preciso agendamento. Afinal, são disponibilizadas apenas 4 trilhas semanalmente, de forma escalonada. E para evitar ao máximo o impacto, cada trilha é restrita a receber 15 pessoas por dia. A média é de 380 visitantes por mês.
As visitas na reserva são de caráter educacional e visam mostrar ao visitante a importância da preservação dessa área natural, que inclui florestas com grande biodiversidade.
5: Rica biodiversidade
São inúmeras espécies que vivem na Serra do Japi. Na fauna, é possível perceber árvores como aroeiras, araticuns, perobas, guatambus, jacarandás, ipês, paineira, pata-de-vaca, cássias, copaíba, jatobás, guapuruvú, embaúbas, capixigui, cambará, andiras, canelas, jacarandás, quaresmeiras, manacá da serra, canjerana, cedro, ingá, angicos, pau-jacaré, chico-pires, pitanga, uvaia, araçás, sete-capote, goiabeira, jerivá, palmito, açoita-cavalo, candeia e inúmeras outras. São mais de trezentas espécies observadas até hoje.
Já a fauna é composta por mais de 650 espécies de borboletas e outros insetos, além de aves como inambu-xitã, garça-branca, urubus, gaviões, falcões, acauã e siriemas e mamíferos como gambás, tatus, tamanduá, morcegos, bugio, macaco-sau e cachorro do mato.
Já pensou em ter toda essa beleza como moldura da sua residência? Na Reserva Portal Japy você pode. Consulte as unidades ainda disponíveis e venha morar no interior com mais qualidade de vida!
Deixar um comentário