Para aumentar a sua experiência de viver no interior, que tal ter um pomar para chamar só de seu? Além de garantir frutas o ano todo, cultivar árvores frutíferas ainda vai garantir um clima muito mais ameno, dando um ar bonito e pessoal ao seu terreno de alto padrão.
Com as ferramentas certas e um pouco de dedicação, é possível cultivar suas frutas preferidas e dar um visual único à sua área externa. Para isso, confira as dicas e cuidados necessários para construir um pomar privativo.
Hora de preparar o terreno
Antes de começar é fundamental preparar o solo onde serão plantadas as árvores. Dentre os cuidados, é importante garantir um solo profundo e bem drenado e manter o terreno sempre limpo, sem pedras, entulhos e raízes de plantas.
Uma outra dica importante é pensar na proteção vegetal contra ventos fortes que derrubam flores e frutos, deformam galhos e prejudicam a polinização.
Escolha um local bem iluminado
Um pomar bem iluminado é sinônimo de árvores fortes e com frutas bem desenvolvidas. São necessárias, pelo menos, sete horas de sol ininterruptas durante o verão. Para garantir isso, verifique se não há muros ou outras árvores que comprometam a iluminação do pomar. Toda a área deve receber luz solar.
Invista em resíduos orgânicos
O solo vai precisar de resíduos orgânicos para manter a saúde do seu pomar. Com isso, é possível garantir uma quantidade adequada de nutrientes para as plantas e beneficia o seu desenvolvimento.
Você pode adicionar ao solo borra de café, casca de ovo e cascas de banana. Vale investir em minhocas no local, pois elas contribuem para um solo mais saudável e rico em nutrientes.
Uma boa dica é investir na compostagem com resto de alimentos. Há diversas opções prontas no mercado e dicas de como fazer a sua.
Quais árvores escolher?
A primeira dica para escolher as árvores é avaliar o clima local. Isso vai garantir que ela consiga se desenvolver com qualidade. Ao adquirir as mudas, garanta que elas sejam vigorosas, com raízes saudáveis e bem formadas.
Para não errar, evite plantar árvores muito altas, como as mangueiras, perto de casa – pois elas podem causar danos nas estruturas, além de sujar muito os telhados e calhas. Se a sua opção for pelas árvores menores, prefira a variedade para ter um melhor resultado estético: árvores de limão, acerola, pitanga, romã, jabuticaba e mexerica são uma ótima escolha.
Também é importante ficar de olho na manutenção. Além das podas e regas, vale retirar folhas e frutos caídos para evitar a permanência de pragas e doenças, que atacam as plantas vivas. Além disso, atraem moscas e outros insetos.
No Portal Japy, a sua experiência de viver no interior pode ser intensificada. Cercado de verde, segurança e lazer de sobra, seu terreno espera por você. Agende uma visita e conheça todas as facilidades que só o Reserva Portal Japy pode te oferecer.
O empreendimento possui terrenos de 1.000 m² e está a 40 minutos de São Paulo. Confira os terrenos disponíveis!
Deixar um comentário